segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ele É Ciumento - Atributos de Deus

Ciúme (heb. qin'ah) denota "zelo, paixão, pensamento exclusivo". O ciúme de Deus não cobiça algo que pertence a outra pessoa, mas preserva algo que pertence a Ele. Exatamente como o relacionamento entre marido e mulher no casamento deve ser exclusivo, assim também deve ser o relacionamento entre Deus e seu povo (Ex. 34:27).

Deus comprometeu-se com os israelitas (Ex. 19:4-6); eles responderam com seus votos (Ex 19:8-9; 24:3,7), e a cerimônia foi completa (Ex. 24:12,18). O assunto passou, então a ser a fidelidade. A fidelidade de Deus é certa, mas a de seu povo pode variar.

Ter a vida e o coração entrelaçados com o mundo é cometer um tipo de adultério (Tg 4:4-5). Deus considera isso como aversão (Ex. 20:5) e prostituição com o maligno (1Co 10:21-22). A consequência do adultério espiritual é um relacionamento duro com o Senhor (Sl 78:56-60).

Os ensinamentos dos ciúmes de Deus são dados num contexto de adoração. Somente Ele é Deus; adorar outro deus é traição. Deus leva o relacionamento com seu povo muito a sério. Por sua vez, o povo deveria agir da mesma forma.


Tg 4:4-5 "Infiéis, não compreedeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."

Ex 20:5 "Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem."

1Co 10:21-22 "Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônio. Ou provocaremos zelos no Senhor? Somos, acaso, mais fortes do que Ele."

Sl 78:56-60 "Ainda assim, tentaram o Deus Altíssimo, e a Ele resistiram e não lhe guardaram o testemunhos. Tornaram atrás e se portaram aleivosamente como seus pais; desviaram-se como um arco enganoso. Pois o provocaram com os seus altos e o incitaram a zelos com as suas imagens de escultura. Deus ouviu isso, e se indignouo, e sobremodo se aborreceu de Israel. Por isso, abandonou o tabernáculo de Siló, a tenda de sua morada entre os homens."


A Graça e a Paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário