quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Culto Familiar...

...Compartilhando uma herança espiritual!
O lar deve transmitir um exemplo vivo e eficaz de verdadeiro cristianismo. As crianças devem ser ensinadas a falar com Deus sobre tudo, desde as decisões mais importantes até uma simples busca por uma vaga de estacionamento (Mt 18:19-20). É preciso que a fé se torne parte da vida diária. Uma maneira eficiente de se conseguir isso é dispor de tempo para a oração em família e leitura da Bíblia regularmente e infundir fé na rotina da vida familiar - reunir-se para cantar hinos, participar de jogos bíblicos e conversar sobre o Senhor, sobre a Bíblia, aplicando sempre princípios cristãos às situações da vida diária.

Uma herança espiritual ergue uma muralha de segurança e de proteção ao redor do lar. Que privilégio e responsabilidade maravilhosos para as mulheres, como mães e esposas, é providenciar um ambiente assim para seus entes queridos (Pv 31:18). O privilégio de transmitir essa herança espiritual vai além dos limites do círculo familiar imediato. O eco de um lar verdadeiramente cristão pode espallhar-se e persistir muito tempo depois da influência inicial. Permanecemos fiéis a Deus, porque Ele permanece fiel a nós (Sl 89:1).

O culto familiar não precisa ser longo e árido - apenas uma leitura bíblica ou um breve oração. Ler a Bíblia e orar têm tanta importância para a mamãe e o papai que eles não desistem de tentar incutir esses atos como um hábito na família, mesmo que sejam interrompidos ocasionalmente (Dt 6:7).

Poucas famílias cristãs passam algum tempo junto orando e lendo a Bíblia. Como é inestimável a experiência de ter os pais compartilhando verdades espirituais da Palavra de Deus e ouvir a mãe ou o pai pedirem a benção e proteção de Deus sobre cada membro da família!

Arrumar tempo, descobrir a melhor fórmula e ser paciente e persistente são os desafios comuns associados ao culto familiar. Lute para ser persistente. Seus filhos desenvolverão amor pelas Escrituras e uma confiança habitual no poder da oração. Toda herança familiar de fidelidade deve começar com alguém. Talvez em sua família o início será com você.

A Graça e a Paz do Senhor Jesus.