quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Mulher Virtuosa de Provérbios 31

Muitas mulheres piedosas notáveis aparecem em todaa Bíblia, mas a esposa virtuosa aqui retratada merece elogio especial (Pv 31:29). Essa mulher era esposa e mãe. Durante séculos, as mulheres têm se maravilhado e vêm sendo desafiadas pela vida dela (v. 31).

A passagem descreve o tipo de esposa que toda mulher deve ser e que tipo de mulher o homem deve escolher para se casar. Um poema cróstico, com cada um dos 22 versículos iniciado por uma letra do alfabeto hebraico, incentiva a memorização dessa grande peça literária. Não sabemos quem era aquela mulher, mas como ela era. Essa mulher virtuosa continua mais viva do que nunca.

Essa mulher fora do comum era um paradigma de virtudes: digna de confiança, diligente, organizada e amorosa. Mas é surpreendente como era capaz de ordenar as prioridades de sua vida. O marido confiava plenamente nela; os ofilhos adultos a elogiavam voluntariamente, e seu lar era um modelo de eficiência. Ela ainda encontrava tempo para tuar na comunidade, para ajudar o pobre e até para aumentar a renda da família por meio de investimentos sábios e gerenciamento produtivo de tudo o que era colocado sob seus cuidados. Mais ainda, era tão linda exteriormente como era sábia em seu interior.

A descrição da esposa virtuosa termina com o segredo do seu sucesso (v. 30). Ilustrando o tema da sabedoria encontrado em todo o Livro de Provérbios, essa mulher, em primeiro lugar, temia e reverenciava a Deus. Assim, os relacionamentos e responsabilidades era equilibrados com sabedoria. Ela exemplificava a verdade emitida por Jesus Cristo: "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:33). Um olhar atento para a descrição dessa mulher pode ser de valor inestimável para ajudar toas as mulheres a estabelecerem suas próprias prioridades ao administrar o tempo, os recursos e os dons que Deus lhes deu.

Essa é a mulher que todos os homens procuram!

A Graça e a Paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário