quarta-feira, 5 de agosto de 2015

As Provações que Deus nos dá

Deus nos faz passar por diferentes tipos de provações, mas todos teremos de passar por três principais, em um momento ou outro. Você se lembra de períodos em sua vida em que enfrentou uma dessas provas?

Primeira: Deus prova nosso coração.
"Sei,  ó meu Deus, que sonda o coração e que te agradas com a integridade." (1Cr 29:17). A famosa "queda" que sempre acompanha o orgulho é algo que Deus permite a fim de purificar-nos da inclinação para a soberba. Quando somos arrogantes a ponto de pensar que podemos viver um momento sem Deus, ele busca humildade em nosso coração. Se não a encontrar, ele permite que caiamos a fim de ganharmos nova perspectiva. Olhar para o alto! Isso é exatamente do que precisamos se estivermos olhando para baixo por muito tempo. Deus não faz esse tipo de teste para torturar-nos, mas para que nosso coração possa ser purificado e sejamos capazes de vê-lo: "Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus" (Mt 5:8).

Segundo: Deus prova nossa fé.
"Meus irmão, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova de sua fé produz perseverança" (Tg 1:2-3). Nossa fé é mais profundamente testada quando lutamos com a questão financeira. Poucas coisas são mais perturbadoras que a possibilidade de perder a casa, não ter alimento suficiente ou não poder pagar as contas. Isso é especialmente atemorizante quando envolve uma família com filhos dependentes. Mas aprender a andar na provisão diária de Deus abre-nos os olhos para perceber que dependemos dele em tudo. isso nos força a viver na presença de Deus de um modo tão mais profundo que o vemos operar milagres diários em nosso favor. 

Quando a fé é testada durante esses períodos, nossa reação é reveladora. Confiamos na provisão de Deus ou nos irritamos e descontamos em outros? Vemos isso como um tempo em que Deus quer que nos acheguemos a ele ou como o limite de nosso futuro? Compreendemos que Deus está nos provando a fim de preparar-nos para o que vai fazer em nossa vida ou cremos que está nos esquecendo? Perderemos a paciência nessa crise ou cresceremos na fé? As respostas são a chave para passar no teste.

Terceira: Deus prova nossa obediência.
"Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções" (Ex.16:4). Meus filhos sempre determinaram os privilégios que recebiam conforme sua obediência às regras que estabelecíamos em casa. Se não obedecessem as essas regras, não os recompensávamos. É claro que tinhamos a responsabilidade de alimentá-los, vesti-los, educá-los, abrigá-los e amá-los, não importa o que fizessem. As bênçãos adicionais dependiam de sua obediência. Deus faz o mesmo conosco. Ele nos ama de todo modo, mas perdemos certas bênçãos se não obedecermos.

Um período de prova é a maneira de Deus prepará-la para as grandes coisas que tem para seu futuro. Peça-lhe que a ajude a aprender bem essa lição.

(Retirado da Bíblia da Mulher que Ora da autora Stormie Omartian)

A Graça e a Paz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário