terça-feira, 26 de agosto de 2014

Resposta à Ira Inadequada


Medite sobre os textos abaixo:

- Não desabafe toda a sua ira.

"O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim". ( Pv 29:11)


- Não se vingue do ofensor .

"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor." ( Rm 12;19)


- Não faça insultos.

"Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disse r a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno". (Mt 5:22)


- Não espere perfeição das pessoas. 

"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer". (Rm 3:10)
"Porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus". (Rm 3:23)


- Descubra a origem de sua ira. 

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno". (Sl 139:23-24)


- Peça sabedoria ao Deus sábio.

"E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." (Tg1:5)


- Seja tardio em falar quando irado. 

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus". (Tg 1:19-20)


- Abra mão do direito de irar-se.

"Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca". (Cl 3:8)


- Entregue sua ira a Deus .

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". (1 Pe 5:7)


- Ore por aqueles que o perseguem. 

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus". (Mt 5:44)


- Perdoe como o Senhor o perdoou. 

"Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também". (Cl 3:13)


- Confie em Deus para transformar suas tribulações em bem.

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deuda, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". (Rm 8:28)


- Esteja pronto para perdoar qualquer ofensa de quem quer que seja.

"Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós. Antes sede uns para com os outras benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo". (Ef 4:31-32)


Que todos os dias possamos praticar o Amor de Deus.



A Graça e a Paz do Senhor Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário