Depois de manifestar vergonha e medo, nós percebemos a condenação em Adão. Quando nós sentimos condenados, condenamos os outros [Gn 3.12].
A base da condenação é a consciência de si mesmo. Não existe nada mais problemático do que ficar ocupado consigo mesmo em todo o tempo. A introspecção é um problema grave, porque nos deixa bloqueados. Uma vez que cedemos a vergonha e ao medo, vemo-nos enredados pela condenação. Pela acusação.
Gosto sempre de meditar em como um israelita oferecia o cordeiro como oferta pelo pecado. O ofertante trazia o cordeiro ao tabernáculo e o apresentava diante do sacerdote. O sacerdote, então, avaliava o cordeiro. Veja bem que ele não avaliava o ofertante, mas o cordeiro. Se o cordeiro fosse aceito, o ofertante era aceito também.
Depois disso, o ofertante impunha as mãos sobre o animal. Nesse momento, duas coisas aconteciam: os pecados do ofertante eram transferidos para o cordeiro e a justiça do cordeiro era transferida para ale. Logo em seguida, o animal era morto. Quando o cordeiro era imolado, todos os pecados do ofertante eram perdoados. Ele ia embora completamente justo diante de Deus.
Foi exatamente isso o que aconteceu na cruz. O problema é que ainda pensamos que O Senhor está nos avaliando para ver se podemos ser alheios. Ele sempre olha para o Cordeiro, Jesus, e se o Cordeiro é aceito, nós somos aceitos também. O vencedor possui muitas características segundo o livro de Apocalipse, mas certamente a principal é que ele subjuga toda acusação e condenação do diabo (Ap 12.11). Eles venceram a quem? Os versos anteriores fazem uma descrição do Inimigo (Ap 12.9-10).
Ele é chamado de antiga serpente que se tornou um dragão. Depois de muitos séculos se alimentando do pó da terra, ale cresceu. O pó da terra se refere a carne do homem, que foi feito do barro, mas ele também se chama diabo e satanás. Diabo significa adversário, e satanás significa acusador. Como diabo, ele é sedutor, mas como satanás, ele nos acusa de dia e de noite.
Muito embora ele roube, seu nome não é ladrão. Embora ele seja um assassino, seu nome não é assassino, mas acusador, porque todo o seu trabalho procede do sentimento de condenação, culpa e acusação são aspectos de uma mesma obra maligna. Esta é a obra do diabo, que procura criar em nós o hábito de sempre procurar um culpado.
Em João 9, quando os discípulos encontraram um cego a beira do caminho, eles perguntaram: "Quem pecou? Ele ou os seus pais?" 0 Senhor jamais age como condenador, por isso Ele respondeu: "Nenhum dos dois. Ele nasceu assim para que nele se manifeste a gloria de Deus".
Quando houver um problema, não pergunte de quem é a culpa! Precisamos aprender a lidar com os problemas da maneira de Jesus. Não interessa quem é culpado, esse problema será uma oportunidade para Deus mostrar a sua glória. Como podemos vencer a acusação e a condenação? Em primeiro luqar, vencemos pelo sangue do Cordeiro.
Estamos habituados a clamar pelo sangue como um tipo de proteção contra todo tipo de ataque do diabo. Não sou real mente contra isso, mas precisamos reconhecer que não é essa a principal finalidade do sangue de Jesus. A principal razão de o sangue ter sido derramado foi o perdão dos nossos pecados. O sangue nos oferece proteção contra todo tipo de condenação. Quando você entende que o sangue o fez justo e que todos os seus pecados são perdoados. Então você esta protegido contra a acusação (Mt 26.27-28).
Quando você ouvir a voz do acusador, lembre-se de que agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. É por isso que Isaías diz que nenhuma arma forjada contra nos prosperara. O diabo está sempre levantando a sua língua contra nós em juízo, mas somos nós agora que o condenamos quando confessamos o sangue de Jesus.
Estas são as três raízes profundas que o diabo usa para nos atacar. A culpa, o medo e a condenação são a raiz de todos os males que enfrentamos. Se aprendermos a remove-las, vamos desfrutar de vida abundante.
(Palavra ministrada no dia 14/05/16, pelo Pr. Aluízio Silva - Igreja Videira)
A Graça e a Paz do Senhor Jesus.
A base da condenação é a consciência de si mesmo. Não existe nada mais problemático do que ficar ocupado consigo mesmo em todo o tempo. A introspecção é um problema grave, porque nos deixa bloqueados. Uma vez que cedemos a vergonha e ao medo, vemo-nos enredados pela condenação. Pela acusação.
Gosto sempre de meditar em como um israelita oferecia o cordeiro como oferta pelo pecado. O ofertante trazia o cordeiro ao tabernáculo e o apresentava diante do sacerdote. O sacerdote, então, avaliava o cordeiro. Veja bem que ele não avaliava o ofertante, mas o cordeiro. Se o cordeiro fosse aceito, o ofertante era aceito também.
Depois disso, o ofertante impunha as mãos sobre o animal. Nesse momento, duas coisas aconteciam: os pecados do ofertante eram transferidos para o cordeiro e a justiça do cordeiro era transferida para ale. Logo em seguida, o animal era morto. Quando o cordeiro era imolado, todos os pecados do ofertante eram perdoados. Ele ia embora completamente justo diante de Deus.
Foi exatamente isso o que aconteceu na cruz. O problema é que ainda pensamos que O Senhor está nos avaliando para ver se podemos ser alheios. Ele sempre olha para o Cordeiro, Jesus, e se o Cordeiro é aceito, nós somos aceitos também. O vencedor possui muitas características segundo o livro de Apocalipse, mas certamente a principal é que ele subjuga toda acusação e condenação do diabo (Ap 12.11). Eles venceram a quem? Os versos anteriores fazem uma descrição do Inimigo (Ap 12.9-10).
Ele é chamado de antiga serpente que se tornou um dragão. Depois de muitos séculos se alimentando do pó da terra, ale cresceu. O pó da terra se refere a carne do homem, que foi feito do barro, mas ele também se chama diabo e satanás. Diabo significa adversário, e satanás significa acusador. Como diabo, ele é sedutor, mas como satanás, ele nos acusa de dia e de noite.
Muito embora ele roube, seu nome não é ladrão. Embora ele seja um assassino, seu nome não é assassino, mas acusador, porque todo o seu trabalho procede do sentimento de condenação, culpa e acusação são aspectos de uma mesma obra maligna. Esta é a obra do diabo, que procura criar em nós o hábito de sempre procurar um culpado.
Em João 9, quando os discípulos encontraram um cego a beira do caminho, eles perguntaram: "Quem pecou? Ele ou os seus pais?" 0 Senhor jamais age como condenador, por isso Ele respondeu: "Nenhum dos dois. Ele nasceu assim para que nele se manifeste a gloria de Deus".
Quando houver um problema, não pergunte de quem é a culpa! Precisamos aprender a lidar com os problemas da maneira de Jesus. Não interessa quem é culpado, esse problema será uma oportunidade para Deus mostrar a sua glória. Como podemos vencer a acusação e a condenação? Em primeiro luqar, vencemos pelo sangue do Cordeiro.
Estamos habituados a clamar pelo sangue como um tipo de proteção contra todo tipo de ataque do diabo. Não sou real mente contra isso, mas precisamos reconhecer que não é essa a principal finalidade do sangue de Jesus. A principal razão de o sangue ter sido derramado foi o perdão dos nossos pecados. O sangue nos oferece proteção contra todo tipo de condenação. Quando você entende que o sangue o fez justo e que todos os seus pecados são perdoados. Então você esta protegido contra a acusação (Mt 26.27-28).
Quando você ouvir a voz do acusador, lembre-se de que agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. É por isso que Isaías diz que nenhuma arma forjada contra nos prosperara. O diabo está sempre levantando a sua língua contra nós em juízo, mas somos nós agora que o condenamos quando confessamos o sangue de Jesus.
Estas são as três raízes profundas que o diabo usa para nos atacar. A culpa, o medo e a condenação são a raiz de todos os males que enfrentamos. Se aprendermos a remove-las, vamos desfrutar de vida abundante.
(Palavra ministrada no dia 14/05/16, pelo Pr. Aluízio Silva - Igreja Videira)
A Graça e a Paz do Senhor Jesus.
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